Abstract

O novo cenário que estamos vivenciando tem nos chamado a repensar o papel da editoração científica como suporte educacional à universidade, pois, em uma sociedade organizada em torno das Tecnologias digitais e informacionais e comunicacionais, nunca esteve tão presentes neste momento de pandemia para que ela possa aprimorar e desenvolver recursos informacionais online das publicações para atender as necessidades editoriais da comunidade usuária interna e externa, visto que as bibliotecas universitárias estão cumprindo esse papel na sociedade conectada, pois são fundamentais para a produção do conhecimento científico. Desse novo panorama, damos início a este editorial comemorando e celebrando mais uma edição concluída da RDBCI como publicação contínua em 2020, vinculada ao Sistema de Bibliotecas de uma instituição pública e reconhecida mundialmente. É com este impacto que destacamos que no momento atual as bibliotecas universitárias, como sempre fizeram e continuam, estão colaborando e participando ativamente da construção de textos e auxiliando para o crescimento da editoração científica e aumento da produção científica neste momento tão diferenciado.

Highlights

  • Destacamos isto, justamente em relação a este ano pandêmico, e atípico que vivenciemos a partir de março de 2020, e provocou diversas mudanças no campo editorial e científico das publicações seriadas, despertando temáticas em diversas áreas do conhecimento sobre o COVID-19.

  • No próximo artigo sobre a “Governança corporativa: levantamento da produção em artigos recuperados da Scopus”, Marcelo Maia e Denise Fukumi Tsunoda (ambos da Universidade Federal do Paraná), investigam a produtividade dos pesquisadores quanto a temporalidade, quantidade de autores, aplicando a Lei de Lotka (utilizando o modelo do poder inverso generalizado para contagem direta e completa), utilizando como metodologia a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizando uma análise bibliográfica da produção nacional e internacional em janeiro de 2020 por meio da base Scopus.

  • Hélio Márcio Pajeú e Arthur Henrique Feijó de Almeida (ambos da Universidade Federal de Pernambuco) no artigo “A mediação cultural na biblioteca escolar e o bibliotecário infoeducador”, analisam o caminho trilhado pela biblioteca escolar no Brasil a fim de refletir sobre sua atual configuração como um espaço de mediação cultural e o papel do bibliotecário infoeducador no contexto atual desses espaços, por meio de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico e documental e de uma revisão diacrônica do conceito de biblioteca escolar.

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Summary

Introduction

Destacamos isto, justamente em relação a este ano pandêmico, e atípico que vivenciemos a partir de março de 2020, e provocou diversas mudanças no campo editorial e científico das publicações seriadas, despertando temáticas em diversas áreas do conhecimento sobre o COVID-19.

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